segunda-feira, 29 de Abril de 2024  02:19
PESQUISAR 
LÍNGUA  

Portal D'Aveiro

Inovasis Prescrição eletrónica (PEM), Meios Complementares de Diagnóstico e Terapêutica (MCDT), Gestão de Clínicas Inovasis

Inovanet


RECEITA SUGESTÃO

Cannelones de Cogumelos com Molho Bechamel

Cannelones de Cogumelos com Molho Bechamel

Cozer os cannelones, escorrer e dispor numa toalha de cozinha. Ligar o forno a 200º. Untar um prato de ir ao forno. ...
» ver mais receitas


NOTÍCIAS

imprimir resumo
04-02-2009

A criação das EIP eleva o nível de prontidão


Equipas de Intervenção Permanente

O presidente da direcção dos bombeiros voluntários de Anadia, Mário Teixeira, e o presidente da Câmara, Litério Marques, estiveram presentes, no dia 28 de Janeiro, na cerimónia de assinatura dos protocolos para a criação de Equipas de Intervenção Permanente (EIP).

A cerimónia, que decorreu no Salão Nobre do Governo Civil de Aveiro, foi presidida pelo Secretário de Estado da Protecção Civil, José Miguel Medeiros.

A medida, a implementar no âmbito da protecção civil municipal, abrange, na Bairrada, para além de Anadia, as associações de bombeiros de Águeda, Oliveira do Bairro, Mealhada, Pampilhosa e Vagos. Mas também outras corporações do distrito, como Aveiro - Bombeiros Velhos e Bombeiros Novos, Albergaria-a-Velha, Castelo de Paiva, Estarreja, Ílhavo, Oliveira de Azeméis, Fajões, Ovar, Esmoriz, Santa Maria da Feira, Arrifana, Lourosa, São João da Madeira e Sever do Vouga.

A criação das EIP eleva o nível de prontidão e resposta em situações de socorro e emergência às populações dos concelhos com maior nível de risco, para além de constituir uma oportunidade de valorização do voluntariado, numa saudável parceria que envolve as autarquias, a ANPC e associações humanitárias de bombeiros.

As equipas asseguram a prestação do socorro e emergência na área geográfica dos municípios, podendo em situações excepcionais (de reconhecida necessidade) actuar fora dessa área, mediante solicitação do comando distrital e autorização do presidente da câmara.

As EIP têm como missão o combate a incêndios, socorro às populações em caso de incêndios, inundações, desabamentos, abalroamentos e em todos os acidentes ou catástrofes; socorro a náufragos; socorro complementar, em segunda intervenção, desencarceramento ou apoio a sinistrados no âmbito da urgência pré-hospitalar; minimização de riscos em situações de previsão ou ocorrência de acidente grave; colaboração em outras actividades de protecção civil, no âmbito do exercício das funções especificas que são cometidas aos corpos de bombeiros.

Recorde-se que, com a adesão destes municípios do distrito de Aveiro, são já 110 os protocolos assinados, sendo que meta definida pelo Governo é a constituição de 200 equipas até ao fim de 2009.


ACESSO

» Webmail
» Definir como página inicial

Publicidade

TEMPO EM AVEIRO


Inovanet
INOVAgest ®